Eu particularmente não sabia como essa dor era tão grande até começar a trabalhar com mulheres, homens, casais inférteis.
Fazendo uma pesquisa bibliográfica, encontrei uma pesquisa realizada com 101 mulheres e 101 homens na primeira consulta da clínica de Reprodução onde os níveis de estresse de TODOS estava elevadíssima. (Gradvohl, Osis e Makuch. Estresse de homens e mulheres que buscam tratamento para infertilidade. 2013. )
As infertilidades afetam a relação conjugal, vida social, identidade do sujeito, concepções religiosas, saúde física, provoca uma avalanche de sentimentos complexos como tristeza, culpa, inveja, luto, raiva… olha… que bomba! Fora a devastação financeira que os tratamentos causam e isso nenhum artigo abordou.
As soluções são variadas: tratamentos caríssimos (às vezes sem limites de teto), adoção, casal sem filhos, divórcio, depressão, ansiedade. Mas seja qual for a solução, a caminhada anterior terá deixado profundas marcas.
Caso você pense na Adoção é extremamente desejável que estas feridas estejam trabalhadas.
Os impactos da infertilidade são vastos. Por isso é importante você estar em atendimento psicológico. Avalie também se a clinica que você frequenta possui este suporte.
Eu tenho vasta experiência em lidar com estas demandas de mulheres, homens e casais. Entre em contato e marque uma consulta!